quinta-feira, abril 13, 2006

Nossa, que "mico"...

A história que vou contar agora acabou de acontecer comigo. Parece engraçada e sem futuro (de certa forma, sim) mas notei algo mais.

Nesse período de Semana Santa o mercado se anima... peixe pra lá e pra cá... vinho pra lá e pra cá... ovo de páscoa e tal. Eu e minha mãe fomos comprar peixe num mercadinho aqui próximo de casa e tudo tanquilo até então. Pensando em qual peixe comprar, minha mãe escolheu um que já estava empacotado, o qual estava escrito na embalagem "1 kg" e penguntou o preço:
- É 9 e 50 o kilo minha senhora ! (obs: caro né !)
- Ok, vou levar.

Então o homem que nos atendia pegou a embalagem e colocou na balança... deu 1kg e 100 gramas. Daí pregou o novo preço na embalagem e entregou pra minha mãe.
- Peraê, num tem dizendo na embalagem "1 kg" ?
- É minha senhora, mas pesei e deu isso.
- E eu vou pagar pelo gelo ?
- Num posso fazer nada (Essa sua última frase foi acompanhada por um sorrisinho irônico, não só do vendedor como de quem estava em volta na fila) .
Pensei... por quê brigar por 100 gramas ? Porém, minha mãe é conhecida como "barraqueira" e chamou o dono. Por fim, ela pagou somente 1kg e não 1kg e 100 gramas. Ela me disse: - Tá vendo Diego, como se faz.

Agora pensem, será que minha mãe foi mesmo "barraqueira" ao invés de inconformada ? Se tivesse permanecido calada tinha pago mais! E os calados, estão certos por pagar mais ? O grito envergonha ? Ou a ignorância envergonha ?
... me digam o nome de um "conformado" que possa ser lembrado com orgulho na história ?
Joana D'arc "barraqueira" ? ... Antônio Conselheiro ''barraqueiro'' ?...

Jesus Cristo.... "barraqueiro" ?

"Era só 100 gramas de gelo" ... peso por peso nossa vida tem só 21 gramas... E qual o peso da mudança ?